terça-feira, 19 de outubro de 2010

Carta ao aluno ou seja a mim mesmo

É fundamental que você faça quase todos os exercícios. Na pior das hipóteses, refaça pelo menos os exemplos. É conveniente que você tenha um grande número de exercícios no caderno [e/ou na tela de seu computador]. Eles são os candidatos a aparecerem em sua prova.
(...)
Os enunciados deverão ser copiados. Como você vai compreender um exercício com apenas sua resolução?
(...)
Como diria o professor Elon Lages Lima, “Matemática não é novela. Não se aprende Matemática apenas vendo. É necessário papel e lápis ...”. Eu acrescento a BORRACHA. Ela é um instrumento importantíssimo na matemática.
(...)
A dúvida de um é a sempre a dúvida de outros. Você desenvolve sua oralidade [a sua netiqueta!] e ganhamos tempo. Às vezes uma boa pergunta inspira o professor a fazer uma aula mais personalizada para a turma e ainda tira o professor do centro do processo de aprendizagem.
A presença [mesmo que virtual] do aluno nas aulas é fundamental. Mesmo quando não está prestando atenção. Ele(a) acaba pelo menos sabendo as datas importantes e a matéria da prova. Está provado estatisticamente que os alunos infrequentes raramente passam.
Quanto à atenção não precisa nem falar. Quem sabe dirigir e sabe um pouco de matemática já viu no que pode acabar uma falta de atenção.(...)


Este texto vem a calhar em véspera de um contato com a matemática de modo que não fazia há coisa de décadas. O texto na íntegra é do Professor Marco Aurélio Amarante Ribeiro (à exceção de pequenos ajustes para o ambiente virtual que fiz entre colchetes, sem sua permissão, mas com alguma licença poética...) e pode ser encontrado neste blogue Boatemática.

Faz um mês que pude apreciar Green and Grey ao vivo, da forma como só Justin Sullivan sabe entoar, música de autoria do finado Robert Heaton. Essa canção reverbera em certas ocasiões nos meandros de minha cachola e traduz nas palavras deles mesmos como uma verdadeira carta ao amigo, aquele que ficou em algum momento de nossas vidas. Que estas cartas continuem inspirando mais gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário